comunicação
Aluno: Jonas Carvalho Furtado
Polo: 02 Cametá
Tema ou Assunto: A construção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
1. Mídia escolhida:
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Segundo Santos et. al. (2008), a Educação a Distância, tem crescido de forma exponencial nos últimos anos no Brasil e a Internet tem permitido potencializar ações na sociedade e em especial nas comunidades acadêmicas. Neste contexto, os AVA’s surgem para atender a estas necessidade, pois agregam diferentes 3 ferramentas de administração, comunicação, interação e possibilitam ampliar a complexidade do que se faz no presencial.
2. Objetivos a serem atingidos:
Desafiar os educadores, comunicadores e designers a criarem e gerirem novas formas e conteúdos para que tenhamos no ciberespaço mais de que depósitos de conteúdo, mas de fato AVA.
3. Link do trabalho:
http://guiaaulanet.eduweb.com.br
http://www.blackboard.com.br
http://www.staffs.ac.uk/case
http://www.lotus.com/
http://www.hera.nied.unicamp.br/teleduc/
http://webct.com.br
4. Inovação/Criatividade:
Inovação: Para santos (2003) os AVA agregam interfaces que permitem a produção de conteúdos e canais variados de comunicação, permitem também o gerenciamento de banco de dados e controle total das informações circuladas no e pelo ambiente. Essas características vem permitindo que um grande número de sujeitos geograficamente dispersos pelo mundo possam interagir em tempos e espaços variados.
Criatividade: Segundo santos (2003) na tentativa de simular a realidade presencial os AVA se utilizam de metáforas da escola clássica como interface. “Sala de aula” para conversas formais sobre conteúdos do curso, “cantinas ou cafés” para conversas livres e informais, “biblioteca” para acessar textos ou outros materiais, “mural” para enviou de notícias por parte, quase sempre, do professor ou tutor, “secretaria”, para assuntos