Comunicação
Todos sabem que a Comunicação é um processo amplo, que abrange todas as pessoas de uma organização e está balizada por relacionamentos intensos e permanentes com os seus públicos internos e externos e dos públicos internos ente si. A organização necessita mais do que um profissional de comunicação competente, precisa construir uma cultura de comunicação dentro da mesma. O profissional de comunicação planeja políticas, elaboram planos, desenvolve ações ou estratégias, mas, no dia-a-dia das organizações, todas as pessoas estão envolvidas nos relacionamentos com os públicos internos, de forma mais ou menos intensa. A comunicação interna é responsabilidade de todos em uma organização, se todos não estiverem dispostos ou capacitados a comunicação não funciona.
A comunicação interna de uma organização depende, sobretudo do processo de gestão e que será necessário sempre distribuir a sua responsabilidade por todos aqueles que a integram, incluindo a direção e todos os seus públicos internos.
Uma organização terá uma boa comunicação interna quando dispõe também de uma cultura de comunicação. Se ela está consolidada, isso significa que todas as pessoas que integram a organização estão comprometidas com a circulação e as partilhas de informações participam do processo de tomada de decisões, suas opiniões são levadas em conta e diversidade.
Construindo a cultura de comunicação
Para se construir uma cultura de comunicação é preciso que as organizações abandonem praticas antigas, baseadas na perspectiva de que a informação é poder e que, portanto, precisa estar sob o controle dos chefes, excluídos os que costumam pensam de maneira diferente.
Uma comunicação interna apoiada estabelece canais para o relacionamento com o público interno buscando incentivar a participação dos funcionários.
O profissional de comunicação interna, não encontrará com facilidade nos dias de hoje, organizações em que a