comunicação
Ao mesmo tempo a comunicação vai além dessas ferramentas, o estilo dos produtos, seu preço, a forma e a cor da embalagem o comportamento e a maneira de vestir do vendedor, o local do negócio, os impressos da empresa. Todos esses detalhes comunicam algo do comprador. Assim, se torna fundamental para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer organização, funcionando como um elo entre a comunicação e o mercado. E uma comunicação eficiente traz bons resultados.
A maioria das empresas entra no mercado servindo um único segmento, e s tiver sucesso parte para outros. Frente à concorrência, muitas empresas tendem a se especializar ou então abrir diversos segmentos.
A comunicação que está relacionada à promoção que é o momento de sedução que veja a empolgar o consumidor a compra o produto ou serviço. Ela precisa ser objetiva, falar com clareza dos principais pontos da oferta e dar oportunidade para quer o consumidor fantasia a oferta, se sentido envolvido e comprometido com ela.
O comunicador deve selecionar canais eficientes de comunicação para veicular a mensagem. Os canais de comunicação são de dois tipos amplos: pessoal e impessoal. São utilizados por empresas que buscam a comunicação ideal, o que obviamente não existe. Classificando como pessoal a comunicação realizada face a face ou por meio do correio ou do telefonem em que o receptor é citado diretamente ou tem a oportunidade de responder ao emissor, já o canal impessoal é a mensagem sem contato direto, realizada pela mídia impressa, internet, televisão, radiofônica e visual como revista, outdoor, pôster e folder. Os meios de comunicação escolhidos devem ser os de preferência dos seus consumidores, o anúncio deve ser dirigido ao público-alvo. A mensagem deve ser clara e convincente, os anúncios devem valorizar e destacar os benefícios do produto/serviço ofertado, também a linguagem deve