Comunicação
Ernesto Rafael Guevara de la-Serna
. Médico
. Jornalista
. Político
. Escritor
. 14 de junho de 1928 ( segundo outras fontes nasceu 1 mês antes, devido sua mãe casar –se grávida)
. Era o mais velhos dos 5 irmãos ( Pai Ernesto Guevara y Lynch, Mãe Celia de la Serna y Llosa, família de classe alta ) um dos seus bisavô foi considerado um dos homens mais ricos da américa do sul.
. Morava em Buenos Aires: com dois anos de idade teve o primeiro ataque de asma, com isso a família mudou-se para Córdoba capital da província ( Clima bem adaptado para quem tinha problemas respiratório). O pai sempre culparia a mãe pela asma de Ernesto, atribuindo isso à bronquite agravada pela falta de atenção em uma manhã fria enquanto Ernesto nadava no aristocrátco Clube Náutico San Isidro! [8]
Em 1944: os negócios vão mal e Ernesto emprega-se como funcionário da Câmara de uma vila, para ajudar em casa
Em 1946 os Guevara mudaram-se para Buenos Aires e Ernesto ingressou na universidade, estudando medicina,
E em 1951, seis meses antes de se formar em Medicina, decide interromper o curso - para desespero de seu pai , vai com Alberto Granado, a uma grande viagem pelo continente, de Buenos Aires a Caracas, em uma velha motocicleta apelidada deLa Poderosa. Nessa viagem visitam minas de cobre, povoações indígenas e leprosarias, interagindo com a população, especialmente os mais humildes. De volta à Argentina em 1953 acaba os estudos deMedicina e passa a dedicar-se à política.
Em 1953, Guevara atuou como repórter fotográfico cobrindo os Jogos Pan-Americanos do México, por uma agência de notícias argentina. Ainda em julho de 1953, inicia sua segunda viagem pela América Latina. Nessa oportunidade visita Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, El Salvador eGuatemala.
Foi por causa da visão de tanta miséria e impotência e das lutas e sofrimentos que presenciou em suas viagens que o jovem médico Ernesto Guevara concluiu que a única maneira de acabar