Comunicação
RESUMO
O presente projeto traz a temática da identificação de problemas e proposição de estratégias, combinadas às ações de comunicação e informação de acolhimento e encaminhamento de usuários do CICAN. Neste sentido, sugere-se a formação da Comissão de Comunicação e Informação, a qual atenderia a uma perspectiva que auxiliará a equipe de trabalho do CICAN, colaborando, com sugestões e avaliações para apreciação da direção do órgão. O objetivo seria formar uma comissão de comunicação e informação temporária e de assessoramento à direção da instituição, composta por profissionais indicados pelos setores envolvidos com o acolhimento e encaminhamento dos usuários. Ao atuar no Centro Estadual de Oncologia, percebeu-se a real necessidade de um trabalho voltado para a comunicação e a informação entre os setores. Espera-se como resultado uma melhor comunicação interna devido ao apoio de assessoramento aos usuários do CICAN.
Palavras-chave: Comunicação e Informação. Humanização da Saúde. Acolhimento ao usuário.
1 INTRODUÇÃO
A comunicação e a informação em saúde é bastante discutida no sentido de ampliação e facilitação ao acesso às informações necessárias para o exercício das atividades voltadas para a saúde.
A Comissão de Comunicação e Informação a ser criada no Centro Estadual de Oncologia (CICAN) já é trabalhada pela Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI). A mesma atua em alguns estados do Brasil enfocando a melhoria da comunicação e informação interna de órgãos públicos. A CGDI integra a Subsecretaria de Assuntos Administrativos (SAA), com as atribuições de planejar, coordenar e supervisionar a execução das atividades de documentação, informação, arquivo, biblioteca e processo editorial. A idéia seria participar ao CICAN uma comissão que colabore com ações de