Comunicação
Do lado do emissor há um processo de codificação, do lado do receptor, a decodificação. Entre a mensagem enviada e a recebida há uma lacuna, em que diversos ruídos podem aparecer, afetando a mensagem.
Assim, a comunicação não estará completa enquanto o receptor não tiver interpretado a mensagem. Se o ruído for demasiadamente forte em relação ao sinal, a mensagem não chegará ao seu destino, ou chegará distorcida.
Por ruído, entende-se tudo o que interfere na comunicação, prejudicando-a. Pode ser um som sem harmonia, um emissor ou receptor fora de sintonia, falta de atenção do receptor etc.
Pode-se dizer que a comunicação só pode ser considerada eficaz quando a compreensão do receptor coincide com o significado pretendido pelo emissor. Contudo, o processo de comunicação, só é finalizado quando o receptor envia uma mensagem verbal ou não verbal, ao emissor, acusando o entendimento ou não da mensagem enviada. A comunicação é o instrumento que possibilita a ampliação das convergências, reduzindo o campo das divergências e consequentemente dos conflitos.
A globalização foi a principal responsável pelo fato da comunicação organizacional ganhar tanto foco nos dias atuais. As empresas têm que acompanhar as mudanças econômicas, sociais, culturais, políticas e tecnologias, pois elas agem com grandes mudanças nas sociedades.
Não basta ter uma equipe de grandes talentos altamente motivados. Se ela não estiver bem informada, e seus integrantes não se comunicarem adequadamente, não será possível potencializar a força humana da empresa. (Alberto Ruggiero, 2002)
A comunicação é uma questão essencial, onde as pessoas desenvolveram diferentes formas que torna possível a vida social, ou seja, as pessoas se relacionam através da comunicação, oral