Comunicação
Aula 18 de março de 2013
Professor Fragoso
Dissertação
Tem o objetivo de convencer o leitor/ouvinte; Apresenta uma ideia e a defende através de argumentos, comparações e defesa de um ponto de vista; Foco na argumentação que é apresentada logo no início (exórdio = introdução); Apresenta conceitos, de defesa dos argumentos e conclusão; A linguagem é objetiva e denotativa; Deve passar credibilidade (credibilidade depende de argumentação); Estrutura da Dissertação:
Introdução: Apresenta o assunto e deve despertar o interesse; Define a questão que será apresentada; Indica o caminho do raciocínio, fundamentando o assunto em alguma teoria.
Desenvolvimento: Analisa a introdução e é suportado pela argumentação. Neste momento, defende-se a idéia, a tese
Conclusão: Finaliza a defesa. Deve ser feito de forma breve e marcante.
Tipos de Argumentos: a ideia é defendida através de:
Citação: de uma ideia de alguém renomado no assunto;
Comprovação: os argumentos têm mais credibilidade se forem apoiados em dados comprovados; Raciocínio lógico: os argumentos devem ser suportados por uma relação de causa e efeito. Técnicas de Resumo
Resumir é o ato de ler, analisar e traçar em poucas linhas o que de fato é essencial e mais importante para o leitor. Razão para saber resumir textos: ao reescrever um texto, entendemos melhor o assunto e memorizamos mais facilmente.
Em geral um bom resumo deve ser:
· Breve e conciso, Pessoal: deve ser feito com as próprias palavras de quem faz o resumo e logicamente estruturado:
não pode ser um apanhado de frases soltas;
deve trazer as ideias centrais (o argumento) daquilo que se está resumindo, ou seja, as ideias devem ser apresentadas em ordem lógica, tendo uma relação entre elas e deve ser compreensível. Linguagem e Comunicação
O que é comunicação?
Ato ou efeito de comunicar(-se); Ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como