Enfermagem (Microbiologia e Parasitologia )
PÂMELLA SANTOS DE AMORIM
TRABALHO DE MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA HUMANA
UBERLÂNDIA
2013
Verminoses
Taenia Solium
Ciclo reprodutivo
As tênias são platelmintos que têm reprodução sexuada. São hermafroditas, isto é, possuem os dois sexos presentes no mesmo indivíduo. Não há fêmeas ou machos, e cada proglótide colabora com óvulos e com espermatozóides, ocorrendo então a fecundação no interior de cada proglótide. Ocorre um fenômeno interessante em cada proglótide: o aparelho reprodutor masculino se forma antes do feminino. Após a fecundação o aparelho masculino evolui, desaparecendo por completo, deixando todo o espaço no interior do proglótide para a formação e maturação dos ovos. Este fenômeno é chamado de protandria.
Medidas de prevenção incluem o saneamento básico (tratamento de água e esgoto), fiscalização das carnes de porco e boi; cozimento prolongado da carne com cisticerco antes da ingestão; tratamento de doentes e bons programas de educação e sensibilização, incentivando bons hábitos de higiene no dia a dia.
Taenia Saginata
Ciclo reprodutivo
A reprodução da taenia saginata ocorre do mesmo modo que a taenia solium, a diferença é que na saginata sua reprodução ocorre nos suínos e a solium ocorre nos bovinos. Do mesmo modo a prevenção desta também ocorre da mesma maneira que na solium.
Ascaris Lumbricoides Sua reprodução é sexuada, sendo a fêmea (com até 40 cm de comprimento) bem maior que o macho, e com o diâmetro de um lápis. Os ovos têm 50 micrometros e são absolutamente invisíveis a olho nu. Ao contrario da crença popular, a Ascaridíase não é "Criada" quando uma pessoa fica assustada ou traumatizada. Para se prevenir desta verminose é necessário tomar medidas como: educação sanitária; saneamento básico, com ênfase para o destino adequado das fezes humanas; tratamento da água usada para consumo humano; cuidados