Comunicação
Comunicar-se constitui habilidade requerida de todos os profissionais que exercem funções gerenciais, principalmente dos profissionais de recursos humanos, pois, na maioria das atividades que exercem, ]necessitam exprimir-se oralmente ou comunicar-se com uma ou mais pessoas.
Embora a comunicação constitua uma das capacidades humanas mais fundamentais e seu desenvolvimento nos indivíduos se dê de forma que pode ser considerada natural, a verdade é que a grande maioria das pessoas não sabe comunicar-se. Infelizmente, isto é verdadeiro também no âmbito das empresas: mesmo em relação aos profissionais de recursos humanos. Ocorre que muitas pessoas, por saberem se expressa com certo desembaraço, julgam-se bons comunicadores. Cabe, entretanto, lembrar que existe uma grande diferença entre informar e comunicar. Informar é um ato unilateral, que envolve a pessoa que tem uma informação a dar. Já comunicar implica tornar algo comum, fazer-se entender, provocar reações no interlocutor. Como saber comunicar significa fazer-se entender, o comunicador precisa estar capacitado não somente para falar, mas também para ouvir. É impressionante a incapacidade que a maioria das pessoas para ouvir e entender o que as outras pessoas dizem. É muito comum observar uma pessoa falando e a outra preocupada com a maneira como irá responder, o que significa que esta última não está ouvindo nada. Por isso é que se requer do profissional de administração, antes de qualquer outra habilidade, o desempenho eficiente na função de se comunicar, o que irá exigir o conhecimento do processo de comunicação, o reconhecimento dos fatores que a dificultam e o domínio das regras para torná-la mais eficiente.
CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO
1) Conceito Etimológico : Comunicação vem do latim : Communis, comum, dando ideia de comunidade. Comunicar significa participação, troca de informações, tornarem comum aos outros as ideias.
2) Conceito Biológico : Neste conceito, a