Comunicação
Muitas variáveis estão envolvidas no ato de comunicar. São tantas coisas, que dificilmente conseguimos administrá-las todas. No entanto, quanto mais conhecemos sobre a natureza deste ato e sobre tudo o que ele envolve, mais condições temos de ser bem-sucedidos nas nossas comunicações profissionais.
A comunicaçao envolve muitas dimensoes, tais como a fisica, a sensorial, a racional, a emocional, a social, a ética, a estética, a dos valores. Quando comunicamos, estamos agindo em todas essas dimensões ao mesmo tempo, não há - - como evitar. Não há uma dimensão mais importante do que a outra, mesmo que cada um possa sentir-se mais à vontade no domínio de uma ou de outra, conforme seu próprio estado de maturidade e evolução.
A terceira coisa muito, muito importante a saber é que:
A comunicação é um ato criativo.
Cada vez que comunicamos, estamos enfrentando uma situação nova, diferente de todas as outras que já enfrentamos, e esta situação tem que ser resolvida de modo criativo. Resolver um problema de modo criativo significa compreen-der da melhor maneira possível esse problema, ser capaz de formular várias alternativas de solução para ele, selecionar entre estas a melhor solução, aplicá la, e aprender com os resultados dessa aplicação como melhor resolver os problemas futuros. Para sermos bons comunicadores, então, temos que desenvolver nossa criatividade, pois não há receita pronta para isso.
O livro vai abordar o ato de comunicar, dentro de uma visão integradora, mais preocupada com os aspectos funcionais da comunicação, enquanto processo.
O modelo aqui desenvolvido não retrata toda a complexidade das situações de comunicação, nem toca em todas as suas dimensões, mas traz pontos que, considerados devidamente, melhoram muito nossa performance como comunicadores. Não se dará foco nas várias aplicações da comunicação, tais como seu uso no Marketing, nas organizações, seu uso como instrumento de controle social,