Comunicação
Embora a comunicação constitua urna das capacidades humanas mais fundamentais e seu desenvolvimento nos indivíduos se dê de forma que pode ser considerada natural, a verdade é que a grande maioria das pessoas não sabe comunicar-se. Infelizmente, isto é verdadeiro também no âmbito das empresas; mesmo em relação aos profissionais de recursos humanos.
Ocorre que muitas pessoas, por saberem expressar-se com certo desembaraço, julgam-se bons comunicadores. Cabe, entretanto, lembrar que existe urna grande diferença entre informar e comunicar. Informar é um ato unilateral, que envolve a pessoa que tem urna informação a dar. Já comunicar implica tomar algo comum, fazer-se entender, provocar reações no interlocutor.
Como saber comunicar significa fazer-se entender, o comunicador precisa estar capacitado não apenas para falar, mas também para ouvir. É impressionante a incapacidade que a maioria das pessoas tem para ouvir e entender o que as outras pessoas dizem. É muito comum observar uma pessoa falando e a outra preocupada com a maneira como irá responder, o que significa que esta última não está ouvindo nada. E como isso custa caro para as empresas.
Como dificulta o relacionamento entre as pessoas! Como provoca conflitos desnecessários Por isso é que se requer do profissional de recursos humanos, antes de qualquer outra habilidade, o desempenho eficiente da função de comunicador, o que irá exigir o conhecimento do processo de comunicação, o reconhecimento dos fatores que a dificultam e o domínio das