Comunicação
| |FACULDADE AMADEUS. |
PLANO DE NEGÓCIOS – FAÇA VOCÊ MESMO
DEFINIÇÃO:
O plano de negócio é um documento escrito que tem o objetivo de estruturar as principais idéias e opções que o empreendedor analisará para decidir quanto à viabilidade da empresa a ser criada. Também é utilizado para a solicitação de empréstimos e financiamento junto a instituições financeiras, bem como para expansão de sua empresa.
NUMA VISÃO MAIS AMPLIADA, O PLANO DE NEGÓCIO TEM AS SEGUINTES FUNÇÕES:
□ Avaliar o novo empreendimento do ponto de vista mercadológico, técnico, financeiro, jurídico e organizacional;
□ Avaliar a evolução do empreendimento ao longo de sua implantação: para cada um dos aspectos definidos no plano de negócio, o empreendedor poderá comparar o previsto com o realizado;
□ Facilitar, ao empreendedor, a obtenção de capital de terceiros quando o seu capital próprio não é suficiente para cobrir os investimentos iniciais.
ANÁLISE DE RISCOS:
O conhecimento de alguns aspectos da vida das empresas deve permitir a avaliação do grau de atratividade do empreendimento, subsidiando a decisão do futuro empresário na escolha do negócio que pretende desenvolver. Basicamente, os riscos do negócio referem-se a:
Sazonalidade:
Se caracteriza pelo aumento ou redução significativos da demanda pelo produto em determinada época do ano. Os negócios com maior sazonalidade são perigosos e oferecem riscos que obrigam os empreendedores a manobras precisas. Quando em alto grau, e considerada fator negativo na avaliação do negócio.
Efeitos da Economia:
A análise da situação econômica é questão importante para a avaliação da oportunidade de negócio, já que alguns deles são