Situação mercadológica
Empresa Design Alternativo
Segundo a análise mercadológica realizada visando o ambiente de mercado em que se encontra inserida a empresa Design Alternativo, constata-se que o ramo moveleiro do eco-design ou MobArt é pouco divulgado pois não há um grande investimento em marketing e propaganda.
Com o baixo investimento em publicidade a venda de tais mercadorias se baseia nos anúncios em sites de vendas e consignação em outras lojas – geralmente pequenas lojas de móveis e decoração.
O preço de venda não é muito variado, seguindo quase um padrão entre as cooperativas fabricantes desses produtos. A diferença de preço aparece quando os móveis artesanais são comparados aos industrializados convencionalmente. Apesar de a matéria prima ser de baixo custo, agrega-se o valor da produção artesanal, o que aumenta o valor final do produto.
O faturamento é de longo prazo, em consequência ao baixo investimento em marketing, o que dificulta a divulgação em massa e o conhecimento da população consumidora.
Os públicos alvos atingidos, em linhas gerais, são a classe-média baixa e a classe-média. Esse público é o mais conhecedor desse tipo de móveis pela informação informal e pela sua venda em pequenas lojas de decoração. A classe-média alta ainda é pouco informada sobre esses produtos em consequência da pequena divulgação que chega a esse público e a falta desses produtos nas grandes mega stores moveleiras. No entanto, tornam-se bons compradores quando conhecem a qualidade no acabamento dos móveis e são influenciados na compra por intermédio de seus designers de interiores e arquitetos, já que o eco-design está sendo cada vez mais comentado no meio de decoração.
Essa fabricação semi-artesanal do mobiliário alternativo gera, relativamente, uma produção em pequena escala se comparada à produção convencional. Entretanto, a dificuldade da larga escala na produção não é tão impactante uma vez que a demanda por este tipo de produto ainda é baixa e a oferta