comunicação e nivel de liguagem
CURSO: CIÊNCIAS SOCIAIS
TURMA: 1 CSN 1/2 DATA: 10/02/14
“Não há dúvidas que as línguas se aumentam e alteram com o tempo e as necessidades dos usos e costumes. (...) A este respeito a influência do povo é decisiva.” (Machado de Assis)
1. Conceitos Iniciais
A imagem acima é um bom exemplo de que, por meio de diferentes linguagens – a verbal, a pictórica, a gestual, a musical, a cinematográfica, etc. – as pessoas se comunicam e interagem entre si, traduzindo e expressando suas emoções e sentimentos, suas ideias e desejos.
Em abril de 1937, um bombardeio de três quartos de hora castigou uma desprotegida cidade da região basca da Espanha. O fato foi imortalizado por Pablo Picasso na tela que leva o nome da cidade destruída: Guernica. Com essa representação pictórica, o artista transmitiu à humanidade uma das mais dramáticas expressões da dor: os gestos congelados na imagem contam uma história que jamais deve ser esquecida.
A comunicação entre seres humanos pressupõe a interação entre os interlocutores, o que de fato ocorre quando observamos a obra de Picasso, pois é impossível não sentirmos emoção diante de tamanha barbaridade. Isso ocorre porque, nessa interação emissor/receptor, o que uma pessoa diz acaba provocando uma reação na outra pessoa e vice-versa, ou seja, o que uma diz interfere no comportamento da outra.
A mensagem de Picasso foi codificada para a linguagem pictórica. No entanto, vale ressaltar que diferentes linguagens possibilitam a comunicação entre os interlocutores, nas mais diversas situações, como: na conversa de esquina, na fotografia, no porta-retrato, no rótulo de refrigerantes, na campainha da casa, no poema, no outdoor, na pichação de muro, na voz ou no pé do sambista, na pauta musical, etc.