comunicação e linguagem
TEXTO, COERÊNCIA E COESÃO
Vimos anteriormente que a comunicação está inteiramente ligada a existência humana e que esta linguagem se dá por meio das demais linguagens onde emitimos mensagens estruturadas em textos. Pode- se dizer que no texto concretiza- se as informações que estão veiculadas na fala e na escrita. Alguns teóricos linguistas não estabelecem distinção entre texto e discurso, porém outros sim. Vejamos então algumas diferenças de texto e discurso.
DISCURSO- está relacionado a enunciação, sendo dinâmico e podendo também ser modificado por quem o utiliza.
TEXTO- pode- se dizer que é um produto da enunciação estático e definitivo as vezes apresentando marcas da enunciação que facilita a compreensão. Um excelente exemplo é o texto bastante conhecido de Camões, Os Lusíadas. Pessoas distintas em épocas distintas o lê decodificando- lhe novos sentidos, quando uma mesma pessoa o lê mais de uma vez em diferentes momentos de sua vida. O texto portanto continua o mesmo porém o discurso varia a cada nova leitura. Portanto cada leitura que fazemos de um determinado texto é único e distinguimos um discurso diferente.
CONCEITOS E FATORES DE TEXTUALIDADE
Sabemos que o texto não é apenas uma sequência de frases aleatórias e juntadas sem nexo, porém se tivermos uma sequência de frases regular de qualquer extensão, essa sequência será um texto. Podemos definir que um texto é um conjunto cuja as partes se inter-relacionam do mesmo ponto de vista onde podemos perfeitamente compreende-los , pois as intenções comunicativas do produto ficam objetivamente claras e organizadas. Vejamos então a seguir como alguns teóricos conceituam um texto, de acordo com Costa Val (1994, p. 3).
-um texto pode ser escrito ou falado;
-um texto não é definido pelo seu tamanho;
-um texto é uma unidade semântica (apresenta um sentido, uma coerência);
-um texto está inserido em um contexto situacional específico, uma unidade sócio comunicativa. Resumindo,