comunicação e linguagem
ATIVIDADE INTERMEDIÁRIA
LEANDRO MENDES DE OLIVEIRA RA: 1134126
BATATAIS
07/05/2014
ATIVIDADE INTERMEDIÁRIA
1-Leia o texto a seguir e responda o que se pede.
Lusofonia
Rapariga: s. f., fem. de rapaz: mulher nova; moça; menina; (Brasil), meretriz. Escrevo um poema sobre a rapariga que está sentada no café, em frente da chávena de café, enquanto alisa os cabelos com a mão. Mas não posso escrever este poema sobre essa rapariga porque, no Brasil, a palavra rapariga não quer dizer o que ela diz em Portugal. Então, terei de escrever a mulher nova do café, a jovem do café, a menina do café, para que a reputação da pobre rapariga que alisa os cabelos com a mão, num café de
Lisboa, não fique estragada para sempre quando este poema atravessar o
Atlântico para desembarcar no Rio de Janeiro. E isto tudo sem pensar em
África, porque aí lá terei de escrever sobre a moça do café, para evitar o tom demasiado continental da rapariga, que é uma palavra que já me está a pôr com dores de cabeça até porque, no fundo a única coisa que eu queria era escrever um poema sobre a rapariga do café.
A solução, então, é mudar de café, e limitar-me a escrever um poema sobre aquele café onde nenhuma rapariga se pode sentar à mesa porque só servem café no balcão.
JÚDICE, N.
Matéria do Poema. Lisboa: D. Quixote, 2008.
a)É sabido que em um mesmo texto podem conviver mais que uma função de linguagem ou até mesmo todas elas. Desta forma, identifique quais funções de linguagem estão presentes neste texto e qual delas predomina nele. R : A função emotiva esta presente neste texto que o emissor mostra emoções, julgamentos, sentimentos e suas próprias atitudes em relação ao que diz e ao contexto.
Na função conotativa o emissor tenta nos convencer de que esta fazendo um poema correto justificando assim seus feitos.
Temos também a função poética , porque ele tenta combinar e organizar as palavras da melhor forma.
Logo no inicio do