comunicação e linguagem
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
BURITIS 2013
Exercícios propostos:
1) Explique, usando o enfoque sistêmico, as principais variáveis que produzem a violência na sociedade brasileira.
R. As desigualdades sociais, a má distribuição de renda e a ineficiência das forças de segurança pública aliada à fraca legislação aplicada.
2) Explique, usando o enfoque sistêmico, a violência da polícia em relação à população.
R. O Abuso de autoridade esta ligado ao que chamamos de banda podre, policiais com históricos de má conduta, baixos salários e o enfrentamento desproporcional na maioria das vezes com crime organizado.
3) Em sua opinião, quais são as desvantagens de haver duas corporações, na mesma base geográfica, responsáveis pela segurança pública? Há alguma vantagem?
R. As corporações têm competências distintas, uma com atribuição de policiamento repressivo e ostensivo e a outra com a solução dos ilícitos já praticados. Seria uma vantagem se essas competências de fato tivesse resposta imediata por que se policiamento repressivo e ostensivo funcionasse não existiriam múltiplos ilícitos penais. A desvantagem é ter duas policias e apenas uma trabalhando com a repressão e outra com investigação e a utilização de recursos científicos para solução dos crimes sendo que ambos combatem à violência e tem a mesma circunscrição territorial.
4) Há alguma vantagem na existência de uma corporação militar cuidando da segurança pública? Quais são as desvantagens?
R. A vantagem estaria no policiamento ostensivo em pontos estratégicos com altos índices de criminalidade. A desvantagem é não ter efetivo, e PM mal remunerados no enfrentamento contra crime organizado.
5) Você acha que seria possível haver, no Brasil, polícias municipais como há nos Estados Unidos, com chefes