Comunicação e linguagem
O texto administrativo é um texto formal, que deve ser escrito com correção gramatical, com clareza e objetividade, sem recurso a expressões de significado ambíguo e, de uma forma geral, sem mais palavras do que as estritamente necessárias. Existem vários tipos de textos administrativos, porém, há uma estrutura própria que é preciso conhecer quando se almeja elaborá-los. Um texto administrativo está longe de ser um mero conjunto aleatório de elementos isolados, mas, sim, deve apresentar-se como uma totalidade semântica, em que os componentes estabelecem, entre si, relações de significação. Pretende-se, com os conceitos de coerência e coesão, mostrar o papel e a importância de cada um desses mecanismos não só para a leitura e a compreensão de textos como também para sua produção. A coerência e coesão contribuem para conferir textualidade a um conjunto de enunciados. Pode-se encontrar textualidade em textos que não apresentam recursos coesivos, em contrapartida a coesão não é suficiente para que um texto tenha textualidade. Ao analisar esses mecanismos, mostram-se, por meio de exemplos, as formas em que podem ocorrer. Ao mesmo tempo, procura-se fazer com que os usuários saibam empregar adequadamente cada mecanismo não só para depreender o sentido de um texto como para produzir textos com sentido, estabelecendo uma continuidade entre as partes, de modo a instaurar entre elas uma coerência.
ANÁLISE DOS TEXTOS:
PROCURAÇÃO
É um documento em que uma pessoa passa a outra autorização para tratar o agir em seu nome, só terá validade legal se a assinatura vier com firma reconhecida.
Outorgante: (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), e no RG nº (informar), residente e domiciliado à (informar o endereço), na cidade de (informar com sigla do estado).
Outorgado: (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito na OAB-MT sob o nº (informar), com escritório profissional à (informar o