comunicação e expressão
- A Grécia Antiga formou-se a partir do encontro de vários povos indo-europeus
- No período clássico, na Grécia, as cidades de Atenas e Esparta alcançaram grande progresso
- A democracia foi criada em Atenas. Porém, apenas uma pequena parte da população de Atenas tinha participação política- A Grécia não tinha um governo centralizado, porque era dividida em várias cidades-Estado.
- No Brasil, o regime político é a democracia presidencialista. No entanto, a democracia grega era bem diferente da atual democracia do Brasil.
A fundação de Roma
As evidencias históricas indicam que Roma surgiu da unificação de aldeias latinas pela ação dos etruscos no século VII a.C. Entretanto, segundo a tradição mitológica, o fundador da cidade teria sido Rômulo, um dos descendentes dos troianos.
Depois da guerra de Tróia, Numitor, rei da cidade de Alba Longa, no Lácio, foi destronado pelo irmão Amúlio. Logo depois a filha de Numitor, Rea, teve dois filhos gêmeos: Rômulo e Remo.
Temendo perder o poder quando as crianças se tornassem adultas, Amúlio ordenou que elas fossem lançadas ao rio Tibre. As crianças, porém não morreram: uma loba encontrou-as casualmente e amamentou-as por algum tempo em uma gruta.
Posteriormente, os meninos foram recolhidos por um casal de pastores. Na adolescência, eles assassinaram Amúlio e devolveram o trono ao avô. Como recompensa, receberam o direito de fundar sua própria cidade, mas discordaram quanto ao local onde ergue-la.
Com a ajuda de um arado, Rômulo abriu um sulco em torno do terreno que escolheu para erguer a nova cidade, simbolizando uma muralha. Remo, para ridicularizar a decisão do irmão, ultrapassou a muralha simbólica. A luta entre ambos terminou com a morte de Remo. Rômulo fundou então a cidade de Roma e se proclamou rei. Esses acontecimentos teriam se verificado em 1753 a. C. , ano considerado pelos romanos como de fundação de Roma.