COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias. -3 ed. – São Paulo: contexto 2006.
RESUMO
Capítulo 01
LEITURA, TEXTO E SENTIDO
No primeiro capítulo Koch (2009), fala da língua como expressão do pensamento, sujeito psicológico. Com foco no autor, no texto, no leitor, ou seja, autor – texto – leitor.
Koch afirma que a concepção de língua como representação do pensamento corresponde á de sujeito psicológico, individual, dono de suas vontades e ações. Segundo a autora o autor é dono das suas ideias. O texto é produto lógico do pensamento, e cabe ao leitor decifrar este pensamento lógico. O autor é ativo e o leitor passivo, ou seja, não participa desse pensamento.
O texto é um produto de codificação a ser decodificado pelo leitor.
A leitura é a captação das ideias do autor e cabe ao leitor captar as intenções do autor. A leitura exige do leitor foco no texto e requer conhecimento e experiência do leitor.
A autora usa a superestrutura, vários gêneros de texto para exemplificar o que foi afirmado e para mostrar estratégias de leitura.
Capítulo 2
LEITURA, SISTEMA DE CONHECIMENTOS E PROCESSAMENTO TEXTUAL
Nesse capítulo, fala sobre Processamento textual que mobilizam vários tipos de conhecimento que temos armazenados na memória. Para esse processamento textual, recorremos a três grandes sistemas de conhecimento:
• Conhecimento Linguístico
• Conhecimento enciclopédico
• Conhecimento Interacional
Conhecimento Linguístico:
Abrange o conhecimento gramatical e lexical. Podemos compreender: a organização do material linguístico na superfície textual; o uso dos meios coesivos para efetuar a remissão ou seqüenciação textual; a seleção lexical ao tema ou aos modelos cognitivos ativados.
Conhecimento enciclopédico:
Refere - se a conhecimentos gerais sobre o mundo, conhecimentos alusivos a vivências pessoais e eventos espácio-temporalmente situados, permitindo a construção de sentidos.
Conhecimento interacional:
Refere