Comunicação e expressão
As contas feitas em razonetes são divididas em 2 lados. Segundo MARION
(2004, p.141) “tecnicamente seria inadequado denominar lado esquerdo e lado direito da conta (ou da razonete). O lado esquerdo chama-se débito e o lado direito, crédito”.
De acordo com IUDÍCIBUS et al. (1993, p.47) “o lado esquerdo de uma conta é chamado o lado do débito, e o lado direito é chamado o lado do crédito”.
Houve muita dificuldade por parte dos estudantes de Contabilidade para compreender corretamente o débito e crédito.
De acordo com MARION (2004, p.141) “por muito tempo, no Brasil, conceitos de débito e crédito foram dados aos estudantes de Contabilidade de maneira complexa, de forma tal que muitos contadores deixavam a faculdade sem saber debitar e creditar”.
Ainda de acordo com MARION (2004, p.141) “a tentativa de conceituar débito e crédito encontrava séria resistência no iniciante em Contabilidade, pois era levado a pensar que débito significava coisa desfavorável e crédito significava coisa favorável”.
Conforme IUDÍCIBUS et al. (1993, p.47) “os leigos em Contabilidade, geralmente são levados a pensar que débito significa algo desfavorável, e crédito algo favorável”.
Mas ao estudarmos o débito e crédito, chegamos à conclusão de que não é bem assim.
BARRETO (2007, p.81) diz que “débito de uma conta- situação de dívida de responsabilidade da conta. As contas que representam bens, direitos, despesas e custos têm saldo devedor”.
Conforme BARRETO (2007, p.81) “crédito de uma conta- situação de direito de haver da conta. As contas que representam obrigações, Patrimônio
Líquido (PL) e Receitas têm o saldo credor”.
Ainda conforme BARRETO (2007, p.81) “saldo de uma conta- representa a diferença entre o valor do débito e do crédito. Os saldos podem ser: devedor, credor ou nulo”.
IUDÍCIBUS et al. (1993, p.47) diz que “a diferença entre o total de débitos e o