Comunicação e Expressão
A comunicação é muito mais que meios de comunicação social, ela é uma necessidade básica do ser humano, do homem social. Pessoas que foram impedidas de se comunicarem durante longos períodos, enlouqueceram, ou ficaram muito próximos da loucura.
A comunicação humana tem um começo nebuloso. Não sabemos ao certo como os homens primitivos começaram a se comunicar entre si, se por gritos e grunhidos, ou por gestos, ou por uma combinação entre gritos, grunhidos e gestos. Alguns afirmavam que os primeiros sons usados para criar uma linguagem eram imitações dos sons da natureza, outros afirmavam que os sons humanos vinham de exclamações espontâneas.
O que a história nos mostra, é que os homens encontraram a forma de associar um determinado som ou gesto a um certo objeto ou ação. Desse modo nasceu o signo, que é qualquer coisa que faz referência a outra coisa ou idéia.
A base da comunicação em geral, é a atribuição de significados a determinados signos.
A gramática foi outra grande invenção humana, que consiste no conjunto de regras para relacionar os signos entre si, e graças à gramática, o significado já não depende somente dos signos, mas também da estrutura de sua apresentação.
A linguagem foi criada de posse de repertórios de signos e de regras para combiná-los.
Quando criaram a linguagem, os homens primitivos não imaginaram que estas funções algum dia receberiam os nomes de verbo, adjetivo, advérbio, substantivo, pronome, etc.
Existem poucas dúvidas de que a linguagem oral foi a primeira forma organizada de comunicação humana, quer acompanhada ou não pela linguagem gestual.
A linguagem oral, entretanto, sofre de duas sérias limitações: a falta de