Comunicação e Dinâmica de Grupos Análise do Filme Escritores da Liberdade
Faculdade Regional Buenos Aires
Rosmeri Radke Cancian
Comunicação e Dinâmica de Grupos
Análise do Filme Escritores da Liberdade
Santa Rosa (RS), BRASIL, janeiro de 2009
ROSMERI RADKE CANCIAN
Comunicação e Dinâmica de Grupos
Análise do Filme Escritores da Liberdade
Trabalho apresentado junto a Disciplina: Comunicação e Dinâmica de Grupos, no Curso de Mestrado em Docência Universitária. Da Universidade Tecnológica Nacional Faculdade Regional Buenos Aires
Professora: Maria Tereza Gómez de Giraudo
Santa Rosa (RS), BRASIL, janeiro de 2009
Introdução
Este trabalho tem o objetivo de fazer uma análise, do ponto de vista da comunicação e das dinâmicas de grupo apresentadas no filme “Escritores da Liberdade”, de autoria de Richard LaGravenese.
O filme retrata uma história real, vivida em 1994, por uma jovem professora, Erin Gruwell, em sua primeira experiência docente, quando aceita e assume o grande desafio de recuperar, através da educação, jovens infratores e marginalizados dos guetos.
Trata-se de um excelente filme para professores e alunos, uma lição de vida, de tolerância, de transformação, e de amor à educação. Uma verdadeira aula de psicologia e de didática.
Toda trama gira em torno do relacionamento entre alunos e destes com a professora, valorizando a necessidade de conhecimento entre as pessoas, para a compreensão do que as leva a agir de determinada forma, buscando despertar nelas um objetivo comum.
O fato do grupo já ter sido rotulado de difícil, problemático e sem perspectivas, aumenta ainda mais o desafio imposto. Inicialmente as expectativas negativas se confirmam, quando a professora percebe que o grupo, formado por jovens, de diferentes origens étnicas, demonstra total desinteresse pela aula, agindo com desrespeito, agressividade e intolerância, tanto entre