Comunicação - Uso do e-mail
Neste trabalho, será apresentado um breve resumo sobre o impacto que a internet causou no cotidiano das organizações, e, consequentemente o surgimento do correio eletrônico como principal dispositivo de comunicação interna e externa. Antes do surgimento da Internet e dos computadores, a rotina de comunicação das empresas não era dotada de ferramentas que agilizassem os processos internos e externos. Consequentemente, perdia-se muito tempo em elaborar documentos e cartas datilografados, acumulando-se muitos papéis. Hoje, os sistemas tecnológicos possibilitam diminuir o acúmulo dos mesmos.
Desenvolvimento
Um correio eletrônico ou e-mail ou é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. Permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização e são, normalmente, baseados em protocolos proprietários. O correio eletrônico é mais antigo que a internet,3 e foi de fato uma ferramenta crucial para criá-la,4 mas na história moderna, os serviços de comunicação globais iniciaram no início da ARPANET. Padrões para codificação de mensagens de e-mail foram propostas em 1973 (RFC 561). A conversão da ARPANET à internet no início de 1980 produziu o núcleo dos serviços atuais. Um e-mail enviado no início de 1970 parece muito semelhante a uma mensagem de texto dos dias atuais.
O e-mail é um dos instrumentos mais essenciais para a comunicação corporativa e, justamente devido à sua importância como ferramenta de trabalho, o uso é cercado por normas de acordo com a cultura de cada empresa. Além disso, as trocas de informações corporativas são regidas por princípios éticos e, principalmente, pelo bom senso. No entanto, nem sempre, profissionais e empresas respeitam as melhores práticas de utilização de e-mails corporativos, o que dá margem a mal entendidos e até a pendências jurídicas.
Vantagens do correio eletrônico
Rápido e barato;