comunicação social
1. Introdução
1.1 Economia: conceito e objeto
- PRIMEIROS PASSOS:
“Um curso de Introdução à Ciência Econômica deve garantir pelo menos três objetivos: primeiro, estimular o estudante à percepção e ao interesse pelos problemas econômicos; segundo, familiarizá-lo com as teorias que se propõem a analisar os mesmos problemas e, finalmente, mostrar o quanto se deve aprender com humildade esta maravilhosa ciência social. O desafio é grande, mas a paciência, a vontade e o entusiasmo devem ficar acima das dificuldades.
Cada conceito deve ser rigorosamente entendido, para que não se perca a coerência lógica do raciocínio analítico que é inerente ao pensamento econômico.” (Manual de economia 1 André Franco Montoro Filho ... [et ai.] coordenadores Diva Benevides; Pinho, Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos. - 2. ed., 4a. tiragem - São Paulo: Saraiva, 1996, p. 3)
A Economia está mais presente em nossas vidas do que imaginamos e isso não pode ser ignorado pelo profissional de Comunicação. Veja, por exemplo, questões que nos acompanharão ao longo do semestre, extraídas de um manual de economia, e que poderão, eventualmente, se tornar trabalhos e/ou seminários: (Discutimos algumas delas, ainda que superficialmente, em sala de aula)
1. Como pode uma desvalorização cambial conduzir a uma melhora na balança comercial e a uma redução do salário?
2. Até onde juros altos reduzem o consumo e estimulam a poupança?
3. Por que os impostos sobre alguns produtos como cigarros, veículos e eletrodomésticos são por demais elevados? Por que, ainda, a redução de impostos para veículos e eletrodomésticos tendem a ser tomadas para a melhoria econômica do país?
4. A propaganda cria necessidades ou apenas informa sobre as características dos bens e serviços?
5. Por que a alta no preço do cafezinho reduz a demanda de açúcar?
6. Porque a renda dos agricultores se eleva quando ocorre uma estiagem que reduz a produção?
7. Por que o nordestino possui uma renda per capita muito