Resumo NBCTA 330
RESPOSTA DO AUDITOR AOS RISCOS AVALIADOS
Aplicada a auditoria de demonstrações contábeis iniciadas em ou após 1º de janeiro de 2010, a norma NBC TA 330 comenta da responsabilidade do auditor ao planejar e implementar respostas aos riscos de distorção relevante, identificados e avaliados pelo auditor, em uma auditoria de demonstrações contábeis. Seu objetivo é obter evidências de auditoria relacionadas aos riscos avaliados de possíveis distorções, juntamente com respostas apropriadas a esses riscos.
Para fins de auditoria há duas definições relevantes, Procedimento Substantivo que é planejado para detectar distorções no nível de afirmações, neste incluem-se testes detalhados e procedimentos analíticos substantivos. Teste de controle que é planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes.
Entre os requisitos gerais do auditor, destacam-se o de que o auditor deve planejar e implementar respostas gerais para tratar dos riscos avaliados de distorções relevantes no nível das demonstrações contábeis; O auditor deve planejar e realizar procedimentos adicionais de auditoria.
Teste de Controle
O auditor deve planejar e realizar testes de controle para obter evidência de auditoria apropriada e suficiente quanto à efetividade operacional dos controles relevantes se:
Os procedimentos substantivos isoladamente não fornecem evidência de auditoria apropriada e suficiente no nível de afirmações.
A avaliação de riscos de distorção relevante no nível das afirmações pelo auditor inclui a expectativa de que os controles estão operando efetivamente;
Ao planejar e executar os testes de controle, o auditor deve atentar a quatro itens: Indagação para obter evidências, observação, inspeção de como os modos de controles foram aplicados e reexecução. O auditor deve testar os controles para uma data específica ou ao longo do período em que o mesmo pretenda confiar. Podem-se usar evidências