Comunicação Organizacional
A comunicação interna inicia desde quando o colaborador é contratado, quando é “convidado” a participar da integração da empresa. Está integração tenta familiarizar o colaborador com o novo ambiente de trabalho, apresentando os objetivos, missão e visão da empresa.
Algumas empresas também fazem este processo individual quando o colaborador é desligado, neste caso chama-se entrevista de desligamento onde é perguntando para o colaborador se foi satisfatório o tempo que permaneceu na empresa. Existem diversas formas de comunicação interna, que vão desde a informação fornecida informalmente pelos colegas e superiores, até as reuniões, seminários e comunicados formais. O importante é que a empresa transmita aos colaboradores a idéia de que todos estão envolvidos no desenvolvimento do negócio, criando um clima de parceria e confiança.
Em grandes empresas a divulgação da informação é feita por murais, jornais/revistas empresariais, comunicados via intranet e emails, já nas empresas menores o proprietário fica encarregado desta divulgação.
Dentre os principais objetivos da comunicação interna é o conhecimento adquirido pelos empregados, diretores e proprietários que são apresentados para todos e divulgar sempre ações da empresa de forma direta e transparente.
Envolver a equipe nas metas e perspectivas da organização faz com que o colaborador se sinta valorizado, motivado e incluído. Alguns pontos que devem ser reforçados na comunicação interna são a sintonia das informações com os objetivos estratégicos da empresa.
A empresa deve ter o compromisso de desenvolver competências básicas em comunicação para todos, pois desta forma terá uma comunicação rápida e eficaz.
Fonte consultada: