comunicação organizacional
Nos dias que correm a comunicação estratégica nas organizações reveste-se de capital valor, dado seu impacto tanto ao público interno assim como para outros colaboradores, na disseminação da imagem da e dos serviços prestados.
Com o tema comunicação organizacional, o trabalho inicia com a definição do conceito de comunicação organizacional, de seguida trata assuntos ligados a elementos da comunicação, importância da comunicação, elementos que influenciam a comunicação. As etapas para uma comunicação eficaz bem como os canais de comunicação merecerão especial atenção neste trabalho por isso, existindo elementos que perturbam a comunicação, dedicar-se-á espaço para se abordar ruídos da comunicação, passando pela comunicação verbal e não verbal.
É muito importante salientar que a elaboração deste trabalho baseou-se no livro que trata da comunicação organizacional, deste modo podem os aspectos nele contidos, serem desenvolvidos em outras obras restando desejar-lhe uma óptima leitura.
2. CONCEITO DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL (CEMP)
2.1. Termo comunicação
A palavra comunicação literalmente significa “tornar comum” daí que há comunicação quando todos os intervenientes recebem e compreendem. É neste contexto que a comunicação é definida como “acto de compartilhar informações entre duas ou mais pessoas... para obter um entendimento”. (Terciotti, 2009, p 2). Numa organização comunicação tem a função de controlar, motivar, expressar emoção e informar.
2.1.1. Divisões da comunicação
Auto-comunicação - É aquela que ocorre dentro do sujeito pensante quando reflete sobre determinado assunto co vista aferir algum juízo.
Comunicação interpessoal- Caracteriza-se pela interação entre dois indivíduos usando diferentes meios de comunicação ou mesma cara e por vezes ocorre com envolvimento de gestos.
Comunicação de grupo- Ocorre entre pessoas num grupo ou mesmo entre grupos onde considera-se grupo aquele que possui mais de dois