coordenadas
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA INSTRUMENTAL
PROFESSORA: NEIVA RODRIGUES
1- COORDENADAS GEOGRÁFICAS
As coordenadas geográficas consistem em linhas imaginárias traçadas sobre o planeta, com a finalidade de localizar qualquer lugar em sua superfície. Para isso, utilizam-se dois tipos básicos de linhas, os paralelos e os meridianos.
1.1 OS PARALELOS E A LATITUDE
Os paralelos são círculos imaginários que circundam a Terra, em planos paralelos à linha do Equador, que é o maior deles. Outros paralelos importantes são os trópicos de Câncer e Capricórnio, e o círculo polar Ártico e Antártico. Os paralelos são muito importantes para encontrarmos as coordenadas de latitude. Temos 90 paralelos ao Norte e 90 paralelos ao Sul.
Os paralelos dividem a Terra em hemisfério Norte e Sul.
Através dos paralelos podemos encontrar a Latitude.
Latitude é a distância de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à linha do Equador, medida em ângulos (em graus, minutos e segundos). A linha do Equador está a 0° de latitude e é o ponto de partida para a medição dos outros paralelos. A latitude vai aumentando em direção ao polo norte, até chegar a 90°, ou em direção ao polo sul, até chegar a 90°. Com exceção da linha do Equador, a medida em graus da latitude deve ser acompanhada da referência norte ou sul. Não basta dizer que um local está a 30° de latitude. Deve-se explicitar se é 30° de latitude sul ou 30° de latitude norte.
1.2 OS MERIDIANOS E A LONGITUDE
Os meridianos são semicírculos imaginários que vão do polo norte ao polo sul da Terra. O principal deles é o Meridiano de Greenwich, que divide a Terra em dois hemisférios: ocidental (a oeste de Greenwich) e oriental (a leste de Greenwich). Temos 180 meridianos a Oeste e 180 meridianos a Leste.
Os meridianos são muito importantes para encontrarmos as coordenadas da longitude.
Longitude é a distância de qualquer ponto da superfície terrestre em