Comunicação Organizacional
Introdução
As organizações vêm se reestruturando periodicamente. Há algum tempo, empresas trabalhavam pela busca de atender as suas próprias expectativas sem darem muito valor às necessidades de seus colaboradores e clientes.
Após a globalização, a evolução da tecnologia e, consequentemente, as mudanças que ocorreram nas organizações devido ao engrandecimento das mesmas, fez-se necessário o desenvolvimento de novos estudos que fossem capazes de estabelecer diferentes conceitos, resultando na quebra de paradigmas do modo de pensar e agir dos administradores. No entanto, a maneira com a qual a empresa irá identificar essas novas demandas faz parte das estratégias de cada organização.
No entando, identificar e atender a estas necessidades não é algo fácil, visto que o mercado inova-se rapidamente, quer seja através das novas tecnologias, ou com a abertura de uma nova empresa, que consequentemente, utilizaráinovações mercadológicas e estratégias agressivas para trazer para si o mercado. Antes de desenvolvidas, as ações devem ser planejadas através de análises das informações obtidas através dos resultados das pesquisas internas e externas aplicadas na organização.
No ambiente empresarial de hoje, onde a competição é brutal e o consumidor se impõe de uma forma nunca vista, as linguagens de comunicação que interagem com a sociedade e com os públicos de interesse da empresa se tornam fundamentais no mix (composição) de comunicação empresarial.
Através da comunicação uma pessoa pode conseguir com maior facilidade o que deseja, dentro ou fora de uma empresa, se a mesma conhecer e souber como utilizar melhor as ferramentas nela existente. Apresentaremos um estudo das principais ferramentas utilizadas pela Gestão da Comunicação Organizacional de uma empresa, facilitando assim maior facilidade de compreensão a quem queira, ou tenha a necessidade de adquirir tais conhecimentos.
1. História da Comunicação
1.1. A evolução da Comunicação