Modelos Atomicos
O estudo do átomo se iniciou na Grécia antiga com o filósofo Leucipo e seu discípulo Demócrito: para eles, o átomo era o menor componente de toda a matéria existente. Sendo, então, impossível dividí-lo em partes menores.
Ao desenrolar da história, diversos cientistas e estudiosos tentaram definir o átomo quanto a sua forma, dando origem a diversas teorias sobre sua constituição física. Surgiram, então, os modelos atômicos.
Modelo de Thomson
O modelo atômico de Joseph John Thomson teve experimentos, por volta de 1897, na qual foram estudadas descargas elétricas em tubos semelhantes a tubos de água luzes fluorescentes, chamado de tubo de raios catódicos, dentro dos quais, havia gases rarefeitos Após tal teste, Thomson sugeriu que os elétrons estariam mergulhados em uma massa homogênea, como ameixas em um pudim. Esta proposta é conhecida como, "Modelo Atômico de Thomson", também conhecido como “Modelo do pudim de passas” ou “Pudim e ameixas”.
De qualquer modo, o modelo de Thomson foi abandonado principalmente devido aos resultados do experimento de Rutherford.
Pela descoberta dos elétrons, J.J. Thomson recebeu o Nobel de Física de 1906.2Foi nomeado cavaleiro em 1908. Em 1918 se tornou mestre do Trinity College emCambridge, onde permaneceu até sua morte em 1940, e foi enterrado emWestminster Abbey, perto de Isaac Newton.
Modelo de Dalton
Em 1808, Dalton propôs a teoria do modelo atômico, onde o átomo é uma minúscula esferamaciça, impenetrável, indestrutível, indivisível e sem carga. Todos os átomos de um mesmoelemento químico são idênticos. Seu modelo atômico foi chamado de modelo atômico da bola de bilhar.
Segundo Dalton:2 3 átomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes entre si; átomos de um mesmo elemento possuem propriedades iguais e de peso invariável; átomo é a menor porção da matéria, e são esferas maciças e indivisíveis; nas reações químicas, os átomos permanecem inalterados; o peso total de um composto é igual à