Comunicação no atual contexto das organizações
Dentro das organizações a comunicação tornou-se uma ferramenta imprescindível, um elemento preponderante para a integração da empresa com seus clientes e funcionários, em função do sucesso e também da diminuição dos obstáculos que a própria comunicação origina. Para administrar os recursos comunicacionais, é necessária uma boa estratégia que defina eficazmente o veículo tecnológico de informação mais adequado à forma linguística selecionada (sons, imagens e textos), e que precisa ser transparente, objetiva e coerente com a política da organização, tarefa pertinente ao processo comunicacional. Logo, a comunicação empresarial procura estabelecer o equilíbrio entre as demandas dos ambientes interno e externo, bem como a integração de todos os setores da organização, no intuito de alocar atratividade e confiabilidade à comunicação, tornado-a mais eficiente.
No entanto, a capacidade a exercer influência em uma empresa depende, em grande parte, da eficácia de seus processos de comunicação, definidos pela forma como se dá o relacionamento formal e informal de suas partes integrantes. Sendo assim, o objetivo final da comunicação empresarial deve primar pela construção de um elo efetivo entre todos os seus contribuintes, com a finalidade de ultrapassar as barreiras causadas pela diversificação de canais e o excesso de informações.
Desta forma, a comunicação deve ser desenvolvida para aprimorar o fluxo de ligações entre pessoas e a imagem que a organização reflete na sociedade, e assim eliminar as barreiras por meio da comunicação transparente, atual, criativa e combinada com