comunicação nas empresa
Aula 2: Noções de gramática no contexto empresarial
Objetivo desta aula:
1) Apontar as regras de uso do acento indicador de crase e sua relação com a regência verbal;
2) Relacionar o emprego da colocação pronominal com os registros de língua;
3) Diferenciar os casos de próclise, mesóclise e ênclise pronominal;
4) Definir as funções da pontuação
Introdução
Às vezes, na hora de escrever, você fica com dúvidas, não é mesmo? Isso é mais comum do que você imagina. Pior é quando a dúvida nem nos alerta sobre a possibilidade de estarmos escrevendo algo errado e só nos damos conta quando alguém nos corrige.
Essa aula, vai te auxiliar nessa questão, pois fará uma revisão sobre crase, regência, pronomes de tratamento, colocação pronominal e pontuação. Assuntos que sempre geram dúvidas e nos confundem na hora da escrita.
Você pode pensar que terá apenas mais uma aula de gramática, mas o conteúdo será voltado para a adequação desses tópicos aos contextos empresariais ― a partir de práticas de leitura e produção textual.
EX: sabe qual é a maneira correta de se dirigir às pessoas no seu local de trabalho? Imagine que você trabalha em uma Universidade e precisa escrever uma carta para o Reitor. Qual seria Você já ouviu falar de próclise, ênclise e mesóclise?a maneira correta de se dirigir a ele?
( )Vossa Eminência
( )Vossa Magnificência
( )Vossa Santidade
Reparou que a colocação pronominal utilizada em nosso dia a dia é distante da Norma Culta?
O humor da tirinha é decorrente da ação de uma das cobras com relação ao uso equivocado dos pronomes.
A situação nos mostra que a colocação pronominal é mais um elemento a ser tratado com atenção dentro de uma organização.
Costumamos falar de um jeito e escrevemos de outro, por isso, temos que nos dedicar mais à maneira escrita, mesmo a utilizando menos.
Você já ouviu falar de próclise, ênclise e mesóclise? Os nomes assustam, mas é algo bem simples! A colocação pronominal se dá em