Comunicação na equipe de vendas por redes sociais
Internet de alta velocidade, e-mail, vídeo conferência, são alguns dos temas cada vez mais comuns nas empresas. Esses novos meios de comunicação permitem o acesso de qualquer usuário e este, pode postar qualquer coisa, a qualquer hora ou momento.
Elas são extremamente uteis para diminuir as barreiras internas e facilitar o compartilhamento das informações, além é claro, de apresentar a empresa a números infinitos de novos consumidores.Vantagens como as relacionadas abaixo são utilizadas como justificativa para a cada dia maior adoção das redes sociais pelas empresas:
● As redes sociais permitem uma maior acessibilidade – comunicação 24h/dia, 7dias/semana, 365dias/ano;
● Elas melhoram e possibilitam a personalização das mensagens;
● Criam um alto nível de interatividade com os seus clientes com os potenciais, uma vez que o cliente pode selecionar a informação e comunicar como melhor lhe convir com a empresa;
● Permitem quantificar, avaliar de imediato e de forma viável o impacto da estratégia de comunicação com o mercado;
● Significam comunicação de baixo custo associado.
Em grandes empresas como a Tecnisa , Pepsico e Bradesco, que acompanham Twitter e Facebook para suprir suas áreas de criação. Desta prática já saíram venda de edifícios, sabores de salgadinho e novidades nos serviços bancários. Exemplos como esse só fortalecem a teoria de que as redes sociais, que chegaram para ficar, estreitando relacionamentos, viabilizam excelentes resultados a um baixo custo.
Em 2012, a consultoria McKinsey pesquisou, entre 3.542 executivos dos mais diversos setores econômicos, regiões, tamanhos e empresas com especialidades diferentes, confirmou dados como:
● 83% dos respondentes afirmaram que sua empresa usa pelo menos uma tecnologia social;
● Mais da metade diz que utiliza as redes sociais;
● 73% das empresas implementam algum tipo de tecnologia social internamente;
● As áreas da empresa que mais usam ferramentas sociais em