Plano de vendas - mercado fotografico
Serviço fotográfico amador
Plano de Vendas
Serviço: serviço de fotografia amadora em pontos turísticos de Brasília.
Público-alvo: turistas que frequentam os monumentos de Brasília e que querem aparecer nas suas próprias fotos sem ter que pedir para que algum estranho as tire. Público bem abrangente, pertencente às classes A, B e C, de ambos os sexos e de várias faixas etárias (Ambos, ABC, 18+).
Finalidade do Negócio: trabalho de inclusão social no qual jovens carentes irão prestar serviço de fotografia amadora, realizando fotos de turistas com as máquinas fotográficas dos próprios turistas nos pontos turísticos de Brasília para aqueles que viajam sozinhos, em casal ou em grupos, possam sair na suas fotos sem tem que recorrer a terceiros para que realizem as mesmas. A ideia é vender, no aeroporto, rodoviária, nas unidades de atendimento ao turista e nos próprios pontos turísticos uma cartela com 5 tíquetes que darão direito a fotos em 5 monumentos de Brasília.
Diagnóstico
De acordo com a Secretaria de Turismo do DF “em 2009, a cidade recebeu o desembarque mensal de 1.019.000 passageiros em média. Já em 2010, contou com cerca de 1.084.400 passageiros mensais. Desse total de visitantes, 10% fazem turismo na cidade”. Além da venda do serviço, o projeto será oferecido para patrocínio às empresas privadas que tenham interesse em atrelar a sua imagem como uma entidade que pratica responsabilidade sócio-empresarial, ensinando jovens aprendizes e os inserindo no mercado de trabalho.
1º Swot (mercadológico):
Macro-Ambiente
Micro-Ambiente
Oportunidades
Projeto Jovem Aprendiz;
Copa do Mundo de 2014;
Economia aquecida e consequente aumento do turismo local.
Pontos fortes
Inclusão social;
Projeto inovador e inédito;
Geração de renda para famílias carentes;
Ter sua marca associada aos projetos sociais.
Ameaças
Instabilidade do governo local;