Comunicação interpessoal - a entrevista
Escola Superior de Educação
Psico-sociologia da Comunicação
Jornalismo e Comunicação 1º ano
A ENTREVISTA
Docente: Lucília Candeias
Discentes: Marta Sequeira Mónica Monteiro
12-6-2012
Índice
Introdução 3
Comunicação Interpessoal 4
Comunicação Verbal 7
Comunicação não-verbal 8
Relação entre C.V e C.N.V 9
Entrevista 10
Conclusão 16
Bibliografia 17
Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre a comunicação verbal e não-verbal explorando cada um deste temas e relacionando-os, iremos também falar da entrevista e comunicação interpessoal. São temas bastante complexos sobre os quais vamos argumentar, desenvolver e mostrar alguns exemplos de como isto se aplica no nosso dia-a-dia, mostrando como pode ser uma coisa bastante banal e ao mesmo tempo muito complexa. A comunicação verbal e não-verbal é algo ao qual devemos estar atentos pois para além de ser importante no mundo profissional, é-o também nas nossas relações pessoais, decidindo como é o nosso ser comunicacional e qual a ideia que os nossos interlocutores criam de nós. Como futuros comunicadores que seremos exploramos também a entrevista e tudo o que a faz funcionar coerentemente, esperando esclarecer as nossas dúvidas e ter bem presente como aplicar estas informações enquanto profissionais da melhor maneira.
* Comunicação interpessoal: uma competência fundamental
Comunicação é uma competência fundamental para tudo aquilo que fazemos. Estejamos nós a falar com uma pessoa ou com um grupo, a fazer uma apresentação ou uma entrevista.
Precisarmos sempre de colocar as nossas capacidades de comunicação em funcionamento. As nossas ideias terão mais impacto se forem bem apresentadas do que se forem mal apresentadas. Existem alguns exemplos de comunicação não eficaz como uma apresentação confusa e mal conduzida; uma reunião chata e improdutiva ou uma entrevista mal estruturada