Comunicação empresarial
Introdução
A comunicação faz parte da vida de todos, seja ela verbal ou não; se tornando fundamental no nosso dia-a-dia, os resultados que as empresas tanto buscam, muitas vezes não acontecem, por falta na comunicação.
Quando as pessoas ouvem, mas, não entendem, devem partir delas a iniciativa, de pedir uma nova explicação, caso isso não aconteça às chances de cometerem erros serão maiores.
Quando a pessoa não entende na primeira vez, não significa que ela não teve interesse ou não estava prestando atenção, o que falamos e a forma que falamos, pode facilitar ou dificultar o entendimento de uma pessoa.
Teoria da Comunicação
A comunicação acontece quando duas ou mais pessoas tem os mesmos interesses, ou seja, há um ponto em comum.
A simples troca de mensagem não garante a comunicação. Comunicação é convivência e tem como objetivo o entendimento entre os homens. A ideia deve ser captada e entendida pela outra pessoa.
Para que exista esse entendimento as duas pessoas precisam compreender o que se comunica.
Existem dois tipos de comunicação:
Verbal: aquela que tem por unidade a palavra. Linguagem oral e escrita.
Não verbal: as mensagens são transmitidas através de gestos, do tom de voz, do olhar, expressão facial, imagem, som, desenhos (sinais), etc.
O processo de comunicação é constituído por quatro elementos básicos:
1º Emissor
2º Receptor
3º Meio
4º Mensagem
A comunicação faz parte da vida de todos, seja ela verbal ou não verbal; se tornando fundamental no nosso dia-a-dia, os resultados que as empresas tanto buscam muitas vezes não acontecem por falhas na comunicação.
Quando as pessoas ouvem, mas, não entendem deverá partir delas á iniciativa de pedir uma nova explicação, caso isso não aconteça às chances de cometem erros será maior. No entanto, a pessoa que instruir e delegar tarefas, deverá dar um feedback; ou seja, um retorno, saber se os