Comunicação Eficaz
A mais usada hoje
Vídeo
Sabedoria
Conhecimento
Informações
Dados
Há uma certa confusão sobre a diferença entre dado, informação, conhecimento e sabedoria. O dado é um pingo de chuva. Você está andando e sente um pingo, um segundo pingo, um terceiro pingo. Aquilo não significa que é uma chuva, pode ser um ar condicionado, pingando num dia de calor. No momento em que você olha para o céu e repara que existem nuvens e que começa ver os primeiros raios e sentir mais pingos, complementa aquele conjunto de dados e chega a uma informação: vai chover!
O conhecimento é quando você percebe que com a chuva você vai se molhar, e se você se molhar não vai poder chegar ao trabalho todo molhado, podendo até ficar resfriado. A sabedoria é o que vai fazer com tudo isso. Se você vai continuar andando desesperadamente no meio da chuva e se molhar todo, ou vai se preservar numa marquise e deixar a chuva passar.
A harmonia entre o dado, a informação, o conhecimento e a sabedoria poderíamos resumir que é a arte de viver.
Por outro lado o que se vê é que muito pouco dessa informação é aproveitada para a construção de um mundo melhor e mais seguro para ele mesmo ou muitas vezes a informação é esquecida ou propositalmente abandonada dentro da cabeça.
Do saber para o fazer cria-se um abismo, diversas vezes intransponível.
Essa distância pode colocar o jovem cara a cara com o risco.
AIDS: Faixa etária de 16 a 25 anos é a mais bem informada, no entanto, esse conhecimento não parece refletir-se em comportamentos seguro.
Apesar de ser a faixa etária que melhor conhece a camisinha, o uso regular está longe de desejado, 44 % usam sempre.
DROGAS: Campanhas e bombardeios de informações são frequentes, porém mais de 25% dos estudantes do ensino fundamentos já experimentaram algum tipo de droga. Esses fatos fazem crer que só a informação não basta.
Precisamos ter um auto conhecimento e transformar em atitudes.