Comunicação Eficaz
Comunicação –“...2. Ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens...; 6.
A capacidade de trocar ou discutir idéias, de dialogar, de conversar, com vista ao bom entendimento entre pessoas”.
Fonte: Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.
Teorias e Conceitos
Inúmeras são as formas de comunicação: escrita, oral, cores, símbolos, atitudes, gestos, etc... Até o lixo pode ser uma maneira de comunicar como é o seu “dono”.
Paradoxalmente, o silêncio pode ser uma forma de comunicação!
O desafio da comunicação
Quantas vezes já ouvimos, ou pensamos: “ótima pessoa, mas não sabe se comunicar”. A comunicação entre pessoas, empresas, entre empresas e pessoas, etc... é parte integrante do nosso dia a dia. Não podemos evitá-la. Com isto em mente, também fica impossível evitar seus benefícios – no caso de ser bem feita – e malefícios – se for mal feita.
O grande “filósofo” Chacrinha já gritava: “quem não se comunica, se trumbica”.
Já que é impossível não se comunicar, o que fazer para reduzir os problemas provenientes de uma comunicação mal feita? O primeiro grande passo é entender que comunicação é um processo que envolve duas partes, ou mais. E porquê falar algo, aparentemente, tão “óbvio”? Porque as pessoas e as empresas são diferentes, pensam diferente e tem entendimento diferente, muitas vezes, sobre a mesma coisa ou assunto. E atenção, tenha isto em mente: quanto maior o número de partes envolvidas, mais complexo se torna o processo.
Se entre pessoas a comunicação, as vezes, já é uma coisa complicada, imaginem em corporações – tanto interna, quanto externamente. O maior erro que empresas podem cometer é achar que comunicação é coisa simples. É o primeiro passo para dias piores, bem piores!
Em muitas empresas a idéia que se tem de comunicação é que é um beneficio não percebido, e, infelizmente, um custo que não produz..., não dá retorno.
Marcelo Scistowicz – Comunicação Eficaz
1
Ninguém quer “perder tempo”