Comunicação de Dados
A comunicação de dados permite que a informação chegue às longas distâncias, rompendo barreiras físicas e lógicas. Em alguns casos, a comunicação, necessita de dispositivos de conversão do padrão de dados outros só de encaminhamentos, no entanto, é necessário identificar que as transmissões e recepções estão imersa em vários sistemas e equipamentos de informações. Logo, para que todas as informações atinjam corretamente seus objetivos, há necessidade do profissional da área conhecer todo o funcionamento deste processo.
Os computadores, equipamentos digitais, transmitem sinais elétricos discretos que representam os valores binários 1 e 0. As linhas telefônicas são analógicas, transportam sinais que podem variar dentro de uma faixa contínua de valores, estes equipamentos devem comutar as informações.
Seria muito gasto usar cabos de transmissão digital para ligar todos os computadores em uma rede muito grande, como, por exemplo, a Internet. E, para que se possa transmitir os dados do computador pela linha telefônica é necessário um modem.
Este material tem por objetivo identificar o sistema de modulação e demodulação que viabiliza a Comunicação de Dados, entre as longas distâncias e diferentes meios.
SUMÁRIO
UNIDADE I – Introdução aos conceitos de comunicação de dados a distância
COMUNICAÇÃO DE DADOS 5
PADRONIZAÇÃO 6
Evolução das normatizações e protocolos; Modems para processamento digital.
DESCRIÇÃO DOS PRINCIPAIS SINAIS 11
Ativação da interface do modem; Transmissão
UNIDADE II – Funcionamento do modem
MODULADOR E DEMODULADOR 18
FACILIDADES DE LOOP 20 LDL; LAL; LAR; LDR
FUNCIONAMENTO DE UM MODEM GENÉRICO SÍNCRONO 25 Amplificador; Supressores de eco; Equalizadores; Scrambler (embaralhador); DART; DRA; Condições da portadora; Sequência de treinamento (Round Robin)
MODEM DIGITAL 33
UNIDADE III – modem
TIPOS DE MODEMS 35 Cable modem; Modem óptico; Modem xDSL; Rádio modem;