comunicação de dados
Dados
Nomes: Alex Sandro Diniz Nº: 02 Anderson Vieira 05 André Fernandes 06 Carlos Alberto 08 Edgar Fernando 14
Turma: 2ELE 2
Professor: Gustavo
O que é Wi-Fi?
Apesar de o termo Wi-Fi ser uma marca registrada pela Wi-Fi Alliance, a expressão hoje se tornou um sinônimo para a tecnologia em comunicação de dados, que permite a conexão entre diversos dispositivos sem fio. Amplamente utilizado na atualidade, a origem do termo, diferente do que muito acreditam, não tem um significado específico.
A expressão Wi-Fi surgiu como uma alusão à expressão High Fidelity (Hi-Fi), utilizada pela indústria fonográfica na década de 50. Assim, a o termo Wi-Fi nada mais é do que a contração das palavras Wireless Fidelity, algo que se traduzido não representa muito bem a tecnologia em questão.
Afinal, como o Wi-Fi funciona?
As redes Wi-Fi funcionam por meio de ondas de rádio. Elas são transmitidas por meio de um adaptador, o chamado “roteador”, que recebe os sinais, decodifica e os emite a partir de uma antena. Para que um computador ou dispositivo tenha acesso a esses sinais, é preciso que ele esteja dentro um determinado raio de ação, conhecido como hotspot.
O que é um Roteador?
É um aparelho que normalmente é usado para criar um acesso para Internet ou uma rede de computadores sem a necessidade de cabos para conectá-los. Roteadores wireless podem ser utilizados em lugares como aeroportos e escolas com redes sem fio.
O que é Hotspot?
Hotspot WiFi indica um lugar onde é possível ter acesso à internet, e é um termo que vem do inglês.Hotspot significa “lugar quente” e WiFi significa rede sem fio, ou seja, um local, geralmente estabelecimentos comerciais onde se pode utilizar a internet sem a necessidade de fios ou cabos.
O raio de ação de uma rede Wi-Fi é variável, de acordo com o