Comunicação coorporativa
Este projeto trata dos atuais problemas referentes à comunicação dentro de uma organização, mais especificamente dentro de um departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior, esses problemas ocorrem por conta de erros de interpretação, na maneira de expressar idéias e até mesmo descuido por parte dos indivíduos no momento de interagirem. O conceito geral de comunicação é tornar comum, partilhar. Tecnicamente, comunicar-se significa transmitir às pessoas, por meios adequados, informação compatível com os respectivos níveis de percepção, com objetivo de alterar o comportamento do outro.
Considerando como finalidade da comunicação a manutenção ou alteração comportamental, podemos questionar sua eficácia. A eficácia da comunicação consiste em conseguir que nosso interlocutor (individual ou coletivo) reaja favoravelmente ao que lhe pedimos e essa reação pode se dar de três formas: continuar como está, fazer, deixar de fazer. A comunicação já é difícil entre pessoas próximas, com laços afetivos (familiares e amigos), que predispõem (pelo menos deveriam) à tolerância, à paciência e ao cuidado com o que vai ser falado ou ouvido. Em uma empresa, onde os laços afetivos entre as pessoas são mais tênues ou inexistem, a comunicação tende a ser mais difícil ainda. Segundo um ponto de vista oposto, a neutralidade e a racionalidade características do ambiente empresarial tendem a facilitar a comunicação, uma vez que as emoções e passionalidade, às vezes exageradas das relações familiares também podem servir como empecilhos.
Observaremos que nas organizações a comunicação inevitavelmente gera conflitos e erros de interpretação, graças a enorme e complexa rede de conexões e interações entre os indivíduos que delas fazem parte.
3. Análise Swot
FORÇAS FRAQUEZAS
AMBIENTE INTERNO
Boa imagem / reputação;
Localização da empresa;
Qualidade dos serviços;
Boa estrutura;
Parcerias. Pouco investimento em