Comunicação comunitária
Comunicar é uma atitude que todos devem ter. Com base nesta frase eu compartilho da ideia de que a comunicação é a forma como as pessoas dividem e trocam experiências, ideias e informações. Neste artigo vou falar sobre a importância da Comunicação Comunitária e quais o resultados que a comunidade adquire tendo um veículo Comunitário.
A comunicação comunitária é exercida através de uma rádio, de um jornal, sem fins lucrativos, que procura atender os interesses da comunidade. Ela surgiu com o objetivo de trazer desenvolvimento para a comunidade. As pessoas de um determinado bairro se reúnem e através de produções de conteúdos midiáticos, elas têm a oportunidade de expor opiniões, discutir ideias, para a integração e o convívio social. São prestados serviços de informações a respeito da saúde, emprego, família e tudo o que seja importante no dia a dia daquela comunidade.
Sem a comunicação comunitária, as pessoas ficam “perdidas” sem saber a quem procurar ou como fazer para resolver os problemas daquele bairro. Tenho como exemplo o bairro em que moro, aonde vivemos grandes problemas com os lixos que são jogados pelas ruas. Algumas pessoas não tem consciência do que estão fazendo e do dano que causam ao meio ambiente. Para tentar solucionar esse problema nos reunimos com alguns vizinhos e conversamos pedindo para que se conscientizem cuidando para não jogar o lixo em qualquer lugar, pois a situação estava ficando terrível. Porém o que adiantou? Nada!
Aguardamos alguns dias e fomos até a prefeitura solicitar que fossem colocadas lixeiras em frente às casas, pois desse modo poderia conscientizar aqueles moradores a colocarem o lixo no lugar certo. Mas o que escutamos do Sr. Prefeito é que a prefeitura não tem verba para colocar lixeira em frente as casas e que cada morador se quiser ter uma lixeira devera comprar. Tudo bem...concordo que cada um deve comprar sua lixeira... Porém saímos de lá sem saber o que fazer, pois