Comunicação Comunitária
Comunicação Comunitária
Background
Em setembro de 1991 nasceu Doutores da Alegria, organização de cunho social pioneira em levar alegria a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde por meio da arte do palhaço, em caráter profissional e contínuo. Desde então, e ao longo de cada ano, as intervenções besteirológicas são realizadas em quatorze hospitais públicos, concentrados em São Paulo, Recife e Belo Horizonte. E já que a nossa plateia é hospitalar, tratamos de criar um movimento no Rio de Janeiro convidando os artistas locais a levarem diferentes manifestações artísticas para sete hospitais estaduais.
Nos últimos anos atuamos com a ampliação de nossa missão institucional, contribuindo para a propagação da “cultura da alegria” a partir da aprendizagem decorrente do encontro do palhaço com as crianças nos hospitais. Todo este conhecimento migrou para os teatros e centros culturais, para as escolas, empresas e meios de comunicação.
Da nossa Escola surgiram iniciativas que procuram semear a cultura da alegria. O programa Palhaços em Rede agrega grupos semelhantes e o Programa de Formação de Palhaço para Jovens propõe que adolescentes de comunidades populares possam ter acesso à arte por meio da linguagem do palhaço.
Doutores da Alegria completou 21 anos em 2012.. Desde 1991 já realizou 900 mil visitas a crianças hospitalizadas em São Paulo, Recife e Belo Horizonte. No Rio de Janeiro e em São Paulo mantém um programa que leva variadas formas de arte a outros públicos em hospitais públicos; além disso, articula uma rede de iniciativas semelhantes pelo país, oferece formação por meio de sua Escola e possui projetos que levam a arte do palhaço para locais como empresas e espaços culturais.
A organização é reconhecida em todo o país por seu profissionalismo e atuação inovadora. Possui a certificação de utilidade pública nas esferas federal, estadual e municipal. Recebeu o Prêmio Criança da Fundação