Comunicação Comunitária a serviço da população: um estudo sobre a Rádio Comunitária de Frederico Westphalen
Centro de Educação Superior Norte – RS
Departamento de Ciências da Comunicação
Curso de Comunicação Social – Relações Públicas Ênfase em Multimídia
Comunicação Comunitária a serviço da população: um estudo sobre a Rádio Comunitária de Frederico Westphalen
FONTANELLI, Rafael Abreu; FERREIRA, Vinícius Grings
Resumo: O presente artigo procura estabelecer uma discussão acerca de como os recursos comunicacionais são usados para o desenvolvimento e participação comunitária. Para isso, tomou-se como objeto de estudo a Rádio Comunitária de Frederico Westphalen, onde buscou-se observar como a programação da emissora é desenvolvida com vistas à comunidade a qual pertence.
Palavras-chave: Comunicação; comunicação comunitária; Rádio Comunitária.
1. Introdução
A comunicação é feita para todos e é um direito de todos garantido por lei. Assim, além de receber informação, cada pessoa também tem o direito de comunicar, de produzir e divulgar informações usando como ferramenta os meios de comunicação de massa existentes.
Todo e qualquer cidadão pode utilizar os recursos comunicacionais para tratar de assuntos referentes à sua realidade, aos quais domina, como problemas, projetos, novidades, serviços, entre outros temas. As pessoas mais indicadas para falar e expor assuntos próximos é justamente quem vivencia essa realidade. Esses indivíduos estão muito mais aptos a falar como é morar em determinado bairro, seus problemas, suas características, do que uma pessoa de fora, alheia à realidade daquele lugar. Essa organização coletiva em torno de objetivos comuns corresponde à vida em comunidade.
Essa comunicação chamada de comunitária confere voz à população, possibilitando que seus indivíduos falem e sejam ouvidos. Há um grande número de ferramentas e canais que podem ser usados para a disseminação de informação. No entanto, quando trata-se da comunicação comunitária, aquela voltada a atender às necessidades de uma