Sustentabilidade
RESPONSABILIDADE SOCIAL E
MEIO AMBIENTE
Planejamento ambiental
2011
SUSTENTABILIDADE
Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
Quando se busca a construção de uma sociedade sustentável, é importante compreender a dinâmica dos ecossistemas e sua capacidade de absorver as alterações provocadas pelo homem no meio ambiente, por isso determina a qualidade de vida no planeta. Ecossistemas são unidades naturais complexas que basicamente se constituem de dois grandes grupos, o primeiro composto de organismos vivos e o segundo, de seres não vivos. Porém, para a existência de um ecossistema esses dois grupos são inseparáveis e se interrelacionam. (CARBONARI, M. E. E.; DA SILVA, G. Z. DA; PEREIRA, A. C., 2011)
Ações relacionadas a sustentabilidade:
- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.
- Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.
- Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;
- Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.
- Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos