Comunicação como ferramenta org.
Saddi e Santos LTDA ou Viamais, iniciou suas atividades em Janeiro de 2009 com a união de dois amigos que já haviam falhado em outras duas tentativas de “abrir uma empresa própia”. Esta é parceira credenciada CLARO (TV, fixo e internet 3G) e NET (TV, fixo e internet banda larga). Trabalha com vendas de produtos e serviços por telefone (receptivo), PAP (porta-a-porta) e ponto fixo (quiosques em shoppings e supermercados).
Com experiências empresariais frustrantes, entenderam que são raros os casos em que organizações ganham espaço no mercado sem uma comunicação eficiente e de qualidade. A partir disso tomaram a iniciativa de sempre utilizar uma parte de seus rendimentos para comunicação da empresa.
Entenderemos agora, como os quatro tipos de comunicação são aplicados de forma assertiva, dentro e fora da Viamais, gerando um alto índice de vendas com a qualidade necessária para o sucesso.
3.1. Comunicação Interna
Partindo do pressuposto que a comunicação é essencial para o bom desenvolvimento das atividades de uma organização, a Viamais implantou o sistema de Intranet, que é a utilização de um site interno (funciona nos computadores da empresa) com todas as informações necessárias para que os colaboradores desta possam desenvolver suas atividades da melhor forma possível.
Por comunicação interna se entende um sistema de informação paralela, e não substitutivo do fluxo comunicativo funcional, que circula por uma organização e necessário para seu desenvolvimento. (KUNSCH, 2003).
Também são utilizados quadros de avisos para informações menos relevantes, normalmente exposto em locais de convivência dos funcionários, como o refeitório e recepção.
Para haver a integração por parte dos funcionários, mensalmente (no início do mês) os próprios diretores apresentam os resultados atingidos no mês anterior e informam a meta do mês que está começando, além de atividades motivacionais e lançamentos de campanhas mensais de venda.
Semanalmente são