Comunicação, atendimento, comportamento e qualidade de vida
Comunicação, atendimento, comportamento e qualidade de vida
1
Isabel Lima, Dra
DEFINIÇÃO DE COMUNICAÇÃO
•
Comunicação vem do latim “communis”, comum, dando ideia de comunidade.
•
Comunicar vem do latim “communicare” e significa:
Pôr em comum
Associar
Entrar em relação com
Trocar ideias, sentimentos, experiências
•
Troca de mensagens entre indivíduos. É um processo (envio de uma mensagem de um indivíduo A para um indivíduo B) e uma ação de negociação e troca em cuja interrelação e contexto se produz sentido e compreensão. São numerosas as abordagem da comunicação (as teorias da comunicação) e os seus modelos.
•
Vários são igualmente os tipos ou categorias de comunicação. Alguns autores consideram mesmo a comunicação pessoal ou auto comunicação - a que o indivíduo tem consigo próprio -, que à partida contradiz a definição corrente de que a comunicação é uma inter-relação entre indivíduos (emissor e recetor).
•
Pode ser interpessoal, se envolve duas pessoas (em presença ou à distância), ou de massa, o que já pressupõe atividade de tipo industrial como os media e produção simbólica direcionada ao público (ou a um público-alvo). A comunicação interpessoal é, por natureza, interativa.
•
A comunicação de massa tradicional, como a imprensa ou a televisão, admite uma interatividade limitada (correio dos leitores, audimetrias, telefonemas em direto para talkshows,etc.), mas as novas tecnologias da comunicação, como a internet, criam um novo quadro comunicacional: a comunicação, com características de massa, tende para a interpessoalidade, através dos chats e da interatividade permanente entre emissores/produtores e recetores das mensagens.
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
•
Comunicação de tipo bidirecional que pressupõe uma troca de mensagens através da utilização de um código comum num determinado contexto físico e social e que admite persuasão, voluntária ou involuntária, isto é, na