Comunicaçao EmpresariaL UNIP
Nesta função não há a intenção de persuadir o leitor, apenas se transmite a informação. Os textos, geralmente, comunicam de modo bem objetivo, sem adjetivações e sempre prevalece a terceira pessoa do singular ou do plural, pois transmite impessoalidade. Essa é a função da linguagem:
a.
Referencial.
b.
Fática.
c.
Poética.
d.
Metalinguística.
e.
Conativa.
0,25 pontos
Pergunta 2
Leia o texto a seguir:
“A comunicação empresarial (organizacional, corporativa ou institucional) compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações, universidades etc.) junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas etc.) ou junto à opinião pública.” (Fonte: Comtexto Comunicação e Pesquisa, consultoria/assessoria em Comunicação).
Considerando o trecho anterior em relação à função da linguagem, podemos afirmar que: a.
A função é poética em vista de ser uma definição emotiva sobre o tema.
b.
A função é exponencial, pois expõe com clareza e coerência o tema.
c.
A função é apelativa, pois a linguagem é utilizada para agir sobre o receptor, para tentar modificar a sua atitude ou o seu comportamento.
d.
A função é referencial, a intenção do emissor é transmitir informação sobre algum aspecto da realidade, exterior ou interior.
e.
O excerto exprime uma opinião jornalística.
0,25 pontos
Pergunta 3
“Dentre os tipos mais comuns de redação administrativa (veículos), temos: carta, circular, memorando,