Comunicacao no mundo globalizado
As Vias de Globalização :
A grande discursão abordada no texto é a respeito de como as sociedades se tornaram globalizadas, sabendo que todas possuem em comum o avanço das informações, que surgiram a partir dos anos 60, inicialmente com a invenção da televisão, posteriormente com o surgimento do computador que foi se aperfeiçoando cada vez mais até a invenção da internet que por fim globalizou por completo o mundo, facilitando a comunicação e o comércio.
A globalização faz com que as sociedades participem de fenômenos globais, em uma teoria proposta por Toffler, que acreditava que vivemos em uma sociedade pós-industrial, dividida pelo que ele chamou de “a terceira onda”.
A terceira onda que fala a respeito das comunicações implica em uma “Revolução Tecnológica” acentuando os meios de comunicação e a sua facilidade no uso do telefone, internet e TV a cabo.
Segundo Lévy, a sociedade passou por três etapas:
1) As sociedades fechadas, voltadas a cultura oral;
2) Sociedades civilizadas, imperialistas com o uso da escrita;
3) A cibercultura relativa a globalização das sociedades.
A cibercultura, fala a respeito de uma sociedade de novas tecnologias que estão integrando o mundo em redes interligadas globalmente, enfatizam a informação como fonte da nossa sociedade, e que a forma de envolvimento em trocas e informações passaram de um meio geográfico (físico) para um meio virtual que foi disponibilizado pelas novas formas de comunicação, as redes.
Com isso, a ideia de que o mundo está sendo unificado pela globalização e suas novas formas de comunicação, não se exclui o fato de que existem sociedades particulares, com características próprias.
Defende-se a ideia de que com a facilidade atual dos meios de comunicação, surge a possibilidade dessas sociedades consolidarem suas características para o futuro, dependendo de uma infra-estrutura para que ocorra essa integração.
Meio de Comunicação :